sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Exposição a Baixas Temperaturas

Segundo, Foos, Ketryian (2010, P. 483) “A exposição prolongada a baixas temperaturas ou a condições extremas de frio pode resultar em hipotermia”. Hipotermia seria a perda de calor para o ambiente externo.

Foos, Ketryian (p. 480) “ A vasoconstrição periférica, desvia o sangue da superfície da pele para as áreas centrais”. Para manter a temperatura quando o corpo perde muito calor ele realiza a vasoconstrição, fazendo com que braços e pernas fiquem susceptíveis a lesões induzidas pelo frio. A exposição do corpo ao vento e a água aumenta o risco de hipotermia, pode-se prevenir usando roupas adequadas, para evitar a perda de calor para o ambiente externo. Segundo Colen, Abdalla ( 2003 p. 51) “ Os primeiros sinais de alerta incluem formigamento e dormência em dedos de pés e mãos, ou sensação de queimação no nariz, orelhas ou pele facial, que pode estar com coloração amarelada ou azulada”. São sinais que podem demonstrar a hipotermia.

Segundo Colen, Abdalla (2003 p.53), “Recomenda-se a preparação apropriada para as condições ambientais, suplementos alimentares e comida suficiente, para a duração da exposição”. Por isso a realização de exercícios físicos em ambientes adequados e temperaturas adequadas são importantes para evitar a hipotermia, por isso se necessário a exposição a temperatura baixas deve-se usar vestimentas adequadas que evitam a perda de calor, e a entrada do vento que aumenta a sensação de frio, evitando assim a Hipotermia.

Referencias Bibliográfica.

COLEN. Moises, ABDALLA. René Jorg. Lesões nos Esportes Diagnósticos, Prevenção Tratamento. 2003 Editora Revinter LTDA.

FOSS. Merle L, KETRYIAN Steven J. Bases Fisiológicas do Exercícios e do Esporte. 6 Ed. Rio de Janeiro Ed. Guanabara Koogan, 2010

Academicos: Felipe Gabriel Kerscher, Niaro Hatschbach Freitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário