sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

HIPERTEMIA

   Hipertemia é o nome dado ao estado patológico que o corpo se encontra após ultrapassar 39ºC o que indica uma forte infecção ou algum processo emocional, é uma defesa do organismo.
   A hipertemia é o sobre carga do mecanismo termo regulador do corpo, condição que o corpo produz ou absorve mais calor.
Podemos citar algumas causas como a exposição ao sol, ambiente intenso de calor, pratica excessiva de atividade física,desidratação,drogas.
Segundo Haymes, Wells, 1986; Reilly, Cable, 1996; Nielsen, 1997[...] Um acumulo de calor excessivo no corpo , fenômeno denominado de hipertemia (HT) , com grave conseqüência sobre o organismo. Pode-se entender que o calor no corpo tras vários riscos na saúde podendo ocasionar convulsões, desidratações e até levar ao óbito quando a temperatura aumenta porque a vitima perde liquido e minerais resultantes da transpiração excessiva..
Observamos algumas prescrições que podemos detectar a Hipertemia na vitima como suor intenso, confusão mental onde o individuo começam a delirar ,câimbras, náuseas, aumenta a freqüência cardíaca, respiração intensa,ansiedade.
   Segundo Wilmore, Costill, kenney (2010, p 277). Também é importante manter a hidratação, pois o corpo perde um volume considerável de água pelo suor.
Dessa forma podemos concluir que a ingestão de liquido é de estrema importância para hidratar o corpo enquanto faz alguma atividade, onde a água ajuda a diminuir a temperatura permitindo que o exercício seja praticado com por mais tempo.
   Quando detectamos um problema de hipertemia podemos verificar ou até minimizar o problema usando alguns métodos como ventilar o corpo, cobrir com toalha molhada ,usar sacos de gelo lavagem gástrica e peritoneal.
   Segundo  Nunes ( 2006,p.56) Normalmente, a temperatura corporal se apresenta mais baixa pela manhã e mais elevada a tarde e a noite.
Isso ocorre por vários fatores que interfere e altera a temperatura corporal pela roupa,movimentação, pela temperatura do meio ambiente.
   Segundo Wilmore, costill p, 327. Assim em condições ameaçadora ,os atletas devem diminuir a intensidade do esforço ( é portanto a produção de calor metabólico ) para reduzir o risco de super aquecimento. Quando o atleta sente arrepios ou alguns sintomas diferentes sede, fadiga, fraqueza, náusea e calafrios devem diminuir o exesso do exerciocio físico para que não aja um super aquecimento corporal para não levar a hipertemia. Com esse trabalho concluímos que a temperatura corporal elevada leva a hipertemia, ocasionando assim vários distúrbios podendo levar o coma e até a morte.

Referências Bibliograficas:

Fisiologia do Esporte e do exercicio, p 277, total p 594 4 ed. Editora-Manole, Ano 2010-Barueri-SP
Guia de Socorros e Urgências, p 56 2 ed. Editora Shape 2006, Rio de Janeiro-RJ

Acadêmicas: Angélica Moreira, Célia Kriczinski, Daniela Iarrocheski

Nenhum comentário:

Postar um comentário