domingo, 12 de dezembro de 2010

CONTROLE VENTILATORIO

Segundo Foss e Keteyian (2010 p.170), “o aumento na vE que ocorre durante o exercício progressivo é denominado hiperpnéia (aumento da ventilação). Esse aumento é normal e proporcional as demandas energéticas”.


Durante o exercício as necessidades de nutrientes e oxigênio são maiores do que em repouso por isso ocorre a hiperventilação, essa resposta da hiperventilação resulta o aumento da freqüência e a profundidade da respiração. (FOSS e KETEYIAN ,2010).


Conforme Mcardle; Katch e Katch (1996 p.296) “no mergulho a apnéia prolongada em virtude da hiperventilação podem ser trágica o conteúdo de oxigênio do corpo diminui ate alcançar valores criticamente baixos”.


A Pco2 não é suficiente para dar o estimulo ao cérebro e assinalar a necessidade de retornar a superfície, o praticante pode desmaiar antes de chegar a superfície (MCADLE; KATCH e KATCH, 1996).


Segundo Mcardle; Katch e Katch (1996 p.297) “nenhum fator isolado controla a ventilação durante o exercício. Pelo contrario, os efeitos combinados e talvez simultâneos de vários estímulos químicos e neurais iniciam e modulam a ventilação alveolar no exercício”.


Estímulos neurais e ativação dos membros estimulam o bulbo para aumentar bruscamente a ventilação (MCADLE; KATCH e KATCH, 1996).


Conforme Mcardle; Katch e Katch (1996 p.297) “os fatores neurogênicos para o controle ventilatório incluem influencias corticais e periféricas” ou seja, não precisa necessariamente estar em exercício para provocar a hiperpneia ou hiperventilação mergulhadores usam esse recurso para captar gases e nutrientes prolongando sua apneia”.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS


FOSS, Merle L., KETEYIAN, Stevem S.: Bases Fisiológicas do exercício e do esporte. Traduzido por Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.


MCARLDE, William D; KATCH, Frank L; KATCH, Vitor L. FISIOLOGIA DO EXERCICIO: Energia, nutrição e desempenho humano. 5° ed. Guanabara koogan, 1996.

POR: EDSON CESAR SLONSKI
        
          MARCOS AURELIO BORGES MUNIZ

          WILLIAM CORDEIRO DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário