domingo, 12 de dezembro de 2010

Bradicardia



               Segundo Robergs; Roberts (2002, p.322) “A freqüência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto e denominado taquicardia (taqui significa rápido). Uma freqüência cardíaca abaixo de 60 batimentos por minutos e referida como bradicardia (bradi significa lento).”

               A bradicardia pode ser gerada por vários motivos, entre as possíveis causas: “vagotomia, idade, treinamento físico (principalmente aeróbio), falência cardíaca, medicamento, etc.” (ALKMIM; NOVAES; NOVAES, 2006, p.59).

               Os sintomas podem ser detectados verificando a temperatura, no caso da bradicardia, ocorre a hipotermia (temperatura do corpo baixa) além da respiração que fica mais lenta e também pode ser observada no próprio pulso, através “da artéria radial que passa pelo punho; na artéria femoral, que passa pela região inguinal (virilha); na artéria carótida, que passa pela região lateral do pescoço; na artéria temporal, que passa um pouco a frente do pavilhão articular, na artéria poplítea, pediosa, facial.” (ALKMIM; NOVAES; NOVAES, 2006, p.60).

               Em relação a prescrição para controlar os sintomas, além de exercícios adaptados para cada indivíduo, Robergs; Roberts (2002, p.322) ressalta que “As anormalidades podem ser de natureza patogênica (doença do modo sinuzial e bloqueio de ramo e podem necessitar de uma terapia medica para corrigi-las)”.


Referencias Bibliográficas

ALKIMIM R. NOVAES G. NOVAES J. Guia de Socorros e Urgências. 2° ed. Shape, Rio de Janeiro, 2006.

ROBERGS R.A. ROBERTS S.O. Princípios Fundamentais Fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde: Phorte editora Lmtd 2002;


Acadêmicos: Fabio César Heineck

                       Jaderson Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário