domingo, 12 de dezembro de 2010

Hálito de Urina: O que pode ser?

          Segundo BUSATO (2001), “Quando os rins não funcionam apropriadamente, toxinas se acumulam no sangue, resultando, em longo prazo, numa condição muito séria conhecida como uremia”. Muitas pessoas adoecem de problemas renais, por vários motivos: tais como: hipertensão, diabetes, nefrite, pedras nos rins (cálculos), e doenças hereditárias.

           De acordo com BUSATO (2001), “Os sintomas da uremia incluem náuseas e vômitos (principalmente pela manhã), hálito cetônico (odor de urina), debilidade, fadiga, desorientação, dispnéia e edema nos braços e pernas”.

           Conforme GUYTON, HALL (2008, p. 376) “As doenças do rim estão entre as causas mais importantes de morte e incapacidade em muitos países por todo o mundo”. As doenças renais são classificadas como: - Aguda: quando os rins param de funcionar, mas podem recuperar sua função. – Crônica: quando diminui gradativamente a função do rim.

          A ingestão de líquidos e os cuidados com alimentação são muito importantes, assim como, a prevenção contra o diabetes e a hipertensão – que pode levar a desenvolver falência renal, podendo estas ser evitadas com a prática de atividades físicas diárias. O consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas causa desgaste dos rins, pois, estes órgãos são responsáveis por excretar os resíduos nitrogenados.

          Segundo BUSATO (2001), “Apenas o médico é capaz de avaliar a função renal de uma pessoa e diagnosticá-la, ou não, com insuficiência renal”.


Referências Bibliográficas


GUYTON, Arthur; HALL, John. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro – R.J. 2008. 652. p.

GUYTON, Arthur; HALL, John. Tratado de Fisiologia Médica. 9.ed. Rio de Janeiro – R.J. 2001. 1014. p.

Orientações para pacientes com insuficiência renal. Disponível em:

Acesso em: 04/12/20010.

Postado por: Janaina Zomer, Taíne P. Mussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário