sábado, 21 de agosto de 2010

Sistema cardiorrespiratório no hipertenso e a atividade física no controle da pressão arterial


     Segundo Lippe e Rocha (1994), diz que a pressão arterial pode ser definida como a resistência da artéria a passagem do sangue contra a quantidade (volume) de sangue ejetado pelo coração.
      Segundo a organização mundial da saúde (OMS), tem por definição como 120 por 80 milímetros de mercúrio ou 12 por 8 tida como normal, tendo qualquer alteração maior ou menor é sinal que alguma coisa não esta funcionando bem (jornalismo cientifica 2010).Pressão alta ainda pode ser definida como a força que o sangue exerce nas paredes das artérias, gerada pelos batimentos do coração (INAMPS, 1987; citado por silva, 1999).
      Em exercício a pressão sanguínea aumenta, pois ocorre um aumento do debito cardíaco - volume sistólico e freqüência cardíaca – (Matews e Fox, 1979). E isso afeta a pressão arterial, isso ocorre devido uma queda da resistência vascular periférica durante o exercicio físico, resultando em uma vasodilatação das arteríolas que nutrem os músculos envolvidos na atividade física (Matews e Fox, 1979).
      Para Cooper (1990) e também Pollock e wilmore (1993), exercícios de resistência cardiorrespiratória, podem reduzir em aproximadamente 10 mm de Hg as pressões diastólica e sistólica, ou seja, tanto a mínima quanto a máxima.
      Para Cooper (1990), os exercícios mais adequados para hipertenso são os aeróbios.Silva (1999) descreve bem os efeitos dos exercícios sobre um hipertenso;“ele diz que a pratica e a continuidade de um exercício aeróbio adequado, há uma diminuição da resistência periférica, uma melhor irrigação dos tecidos, através da melhora do fluxo sanguíneo pelas árvores vasculares periféricas e um auxilio do retorno venoso para o coração, tudo isso, leva a uma diminuição do debito cardíaco e da resistência periférica total”, (p, 29).            

SUGESTÕES PARA LEITURA:
Universidade de santa Catarina monografia de JAYLSON CORREIA Licenciado em Ed física em 2002  
UNIARA Centro Universitário de Araraquara jornalismo científico ANO 2010        

Por Silvanei Cordeiro        

Nenhum comentário:

Postar um comentário