sábado, 21 de agosto de 2010

POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESPORTE E QUALIDADE DE VIDA-PROJETO SEGUNDO TEMPO

Por: Valderi Abreu de Lima

Através de vários projetos os órgãos públicos têm se mobilizado e se conscientizado sobre a importância de desenvolver o hábito de praticar esportes e atividades físicas pela população e esta deve ser de forma integral e desde cedo compreender a importância dessa atividade para elevar a qualidade de vida através do esporte educacional.
Segundo a (Revista EF, ano VII, nº26, pg.18,19,20, dez 2007), a formação esportiva fundamentada no esporte educacional pode potencializar as capacidades físicas, motoras e cognitivas dos indivíduos contribuindo para o seu desenvolvimento integral e cultivando valores e princípios essenciais para a vida em sociedade. Seguindo esta filosofia, o ministério do esporte dispõe, entre outras ações o programa Segundo Tempo, que oferece esta vivência e iniciação esportiva em contra turno escolar. Segundo (Revista EF, ano VII, nº26, pg.18,19,20, dez 2007), o programa Segundo Tempo está em funcionamento em 465 municípios em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Lançado em 2003 o programa beneficiou 2.161.644 crianças e adolescentes, outro objetivo extremamente importante do projeto é a valorização do profissional de educação física, segundo Julio Filgueira, secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, “esta nova dimensão buscada para o Programa Segundo Tempo não pode, no entanto, prescindir do sólido envolvimento e participação dos profissionais de Educação Física”. A equipe básica que atua nos núcleos do Programa Segundo Tempo e que atendem em média 200 crianças, é composta por três profissionais, sendo um profissional de educação física (graduado) e dois estagiários de educação física (acadêmicos).
O objetivo principal é através destes profissionais, apresentar de forma lúdica ás crianças e adolescentes as primeiras noções das atividades corporais esportivas e iniciá-las esportivamente oportunizando o acesso à prática esportiva para milhões de brasileiros. Os núcleos devem oferecer, no mínimo, a prática de duas modalidades coletivas (futebol, futsal, handebol, basquetebol ou vôlei) e uma modalidade individual (atletismo, natação, vela, tênis de mesa, dança, capoeira, etc.), com carga horária que deve permitir a cada aluno ter acesso a no mínimo duas horas de atividade diária, durante três vezes por semana.

SUGESTÕES PARA LEITURA
Revista EF, ano VII, nº26, pg.18,19,20, dez 2007
WWW.sempretops.com/destaques/programa-segundo-tempo-ministrio-do-esporte
WWW.portal.esporte.gov.br/snee/segundotempo

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