sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OS BENEFÍCIOS DA FORÇA NOS IDOSOS

      O envelhecimento pode causar uma série de alterações físicas e estruturais que se refletem na perda gradual da capacidade funcional do individuo. Segundo Mcardle Katch  & Katch(1999), a capacidade fisiológica do empenho em geral diminui progressivamente após 30 anos de idade, sendo que os ritmos de declínio nas varias funções diferem sendo influenciados significativamente por muitos fatores, incluindo o nível de atividade física.

      Contudo, destaca Nieman (1999) citado por RASO(2007) que,  para evitar os problemas de saúde da vida sedentária, os Centers for Diasease Control and Prevention e o American College of Sports Medicine aconselham que todo adulto realize 30 minutos ou mais de atividade física moderada (não necessariamente de uma só vez) quase todos os dias da semana. Enquanto o exercício aeróbico é mais importante para os benefícios da saúde, a manutenção do tônus e da força muscular melhora a qualidade de vida e a capacidade de realizar as tarefas rotineiras, especialmente em idosos.

      O exercício físico é considerado hoje como uma das melhores maneiras de manter a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. De acordo com o American College of Sports Medicine(ACSM), a musculação moderada tem sido prescrita como a atividade mais adequada à terceira idade, fortalecendo integralmente músculos e ossos, exercícios com peso e os de equilíbrio devem preceder os exercícios aeróbicos, ”antes de caminhar o idoso deve ser capaz de se levantar de uma cadeira (necessita de potencia muscular) e manter uma postura ereta enquanto se movimenta no espaço (manter o equilíbrio)”.
      Exercícios com peso induzem inúmeros benefícios. O incremento da força e da massa musculares promovendo melhoras da capacidade funcional para realizar as atividades da vida diária. Pessoas idosas que aderem a programas de exercícios com pesos tendem a melhorar muitos aspectos psico-sócio-comportamentais, como a diminuição de sintomas depressivos, aumento do bem-estar e da atividade física diária espontânea, dentre outros.

SUGESTÕES PARA LEITURA

RASO, Vagner.Envelhecimento Saudável, Manual de Exercícios com Peso. 1.ed. São Paulo, SP: 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário