sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ESTRESSE E INFARTO, SEUS FATORES SIMILARES

      A definição exata do que é o estresse não existe certificadamente, porém segundo Selye (1965) o estresse é uma "reação não específica do corpo a qualquer tipo de exigência". Ou seja, hoje em dia, excesso de trabalho, problemas familiares, má alimentação, situações de desconfortos psicológicos, podem levar ao estresse. 
      Situações desagradáveis, frequentemente levam o indivíduo à altas concentrações de agentes estressores acarretando um aumento na pressão arterial, mesmo estando em repouso, longe de atividades. Com a pressão elevada, o organismo fica sujeito a diversas patologias dentre as quais está o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), conhecido popularmente como Infarto.
      "Não é somente o estresse que causa o infarto, mas ele propicia o desencadeamento para a pessoa que já tem predisposição para uma IAM, ou seja, problemas cardiovasculares, hipertensão, etc." (LIPP, 1996).
      O infarto acontece quando falece uma parte do músculo cardíaco (miocárdio), por falta de oxigênio e irrigação sanguínea causado por uma veia coronária obstruída. Isso acontece quando as coronárias apresentam um espasmo (contração involuntária), contraindo-se violentamente e impedindo a passagem de oxigênio para o músculo.
     Segundo publicação do Arquivo Brasileiro de Cardiologia em 1998, fatores socioeconômicos, são os grandes causadores de infarto no Brasil. Estes fatores estão totalmente ligados ao estresse, afinal a preocupação no dia-a-dia leva o indivíduo a se descuidar da saúde e correr grande risco de adquirir doenças do coração. 
      É importante salientar a prática da atividade física regular para um melhor condicionamento e uma forma de precaver estes possíveis problemas, como o temido infarto, que é umas das maiores causas de morte no mundo.

SUGESTÕES PARA LEITURA

SELYE, H. (1965) Stress, a tensão da vida (2a ed.). São Paulo: IBRASA.

LIPP, M. N. Pesquisas Sobre o Stress no Brasil. São Paulo: Papirus, 1996.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X1998001100005&script=sci_arttext

Por Joel Pedro Nogueira Junior

Um comentário:

  1. ola, gostei demais do seu artigo. Me ajudo muito no que eu procurava, obrigada!!!

    ResponderExcluir