sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OBESIDADE: Um sério risco a saúde.

      O que é a obesidade? É uma doença associada ao excesso de gordura em nosso corpo. Causada pelo consumo exagerado de alimentos e pela falta de exercícios físicos(sedentarismo), além de fatores como: genéticos, comportamentais, psicológicos, ambientais, sociais.
       Algumas formas de avaliar se existe ou não excesso de gordura corporal, são através da medida das dobras cutâneas, pelo IMC(índice de massa corporal), e por exames médicos, como colesterol total, triglicérides, acido úrico, glicemia e eletrocardiograma.
      A obesidade pode prejudicar a saúde. Pessoas obesas correm maior risco de desenvolver doenças cardíacas e metabólicas, como a diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, infarto, derrame cerebral e trombose nas pernas. E além de causar danos a saúde, diminui a capacidade física do individuo.
      ‘Mesmo quando somente a obesidade esta presente e os outros fatores de risco inexistem ou estão controlados, ainda assim estes indivíduos estão mais sujeitos as doenças cardiovasculares.’(Silva & Silva, 1995).
       Para um tratamento da obesidade, os exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas lentas, ciclismo, natação, etc., juntamente com uma alimentação balanceada, é uma forma bastante resultante de redução de gordura corporal ( a perca de peso tão desejada).
       ‘Considera-se que um modo de vida fisicamente ativo ajuda para o controle de peso corporal e para a melhora do risco metabólico’... ‘Pode-se advogar que uma melhora do condicionamento seria importante para pacientes obesos’. (Bouchard, 2003).
       Em treinamento físico para obesos, é essencial levar em consideração: idade, perfil inicial de risco da doença, a composição corporal, nível de gordura abdominal, sexo e fatores genéticos, para prescrever e começar um treinamento físico. Isso para que o resultado seja positivo.
      ‘Vários estudos de treinamento mostram que a prática regular de exercícios de resistência pode finalmente levar à redução da gordura corporal total e à mobilização do tecido adiposo abdominal, promovendo melhoras no perfil de risco metabólico, desde que o gasto energético gerado pelo programa de exercício seja suficiente’.(Bouchard, 2003).
       Mediante a esses fatores pode-se definir que a atividade física regular, juntamente com uma dieta saudável é um ótimo tratamento e prevenção para a obesidade. Mas não podemos esquecer que na prescrição das atividades físicas, deve-se ter cuidado com os obesos. Pois estes podem sentir um grande desconforto durante a atividade, limitando assim a resistência física.

SUGESTÕES DE LEITURA:


• Exercício e Saúde Fatos e Mitos
Osni Jacó da Silva
Teófilo Jorge Cândido da Silva - Editora: DAUFSC (1995)

• Atividade Física e Obesidade
Claude Bouchard
Editora: Manole (2003)

• Composição Corporal Teoria e Pratica da Avaliação
Roberto Fernandes da Costa
Editora: Manole (2001)

• Guia AN da Vida Saudável
Dr. Stephen Carroll
Dr. Tony Smith
Editora: Adesign (1995)

Por Tamires Lapchinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário