A atividade física é uma condição essencial para a manutenção e ao aprimoramento do bem estar psicofísico e a prevenção de doenças, sendo assim a ciência definiu quatro pilares para apoiar uma vida longa: alimentação, repouso, exercício físico e otimismo.
Nos dias de hoje como conseqüência das mudanças nas condições de vida e de trabalho poucas pessoas praticam atividades físicas, o que acaba trazendo conseqüências negativas para a saúde. Para se realizar uma atividade segura e eficiente, antes de escolher qualquer atividade, deve-se procurar um especialista, médico ou profissional de educação física para realização de exames ou avaliação física, pois esta avaliação ira detectar possíveis problemas de saúde e também o grau de condicionamento físico, assim facilitará na escolha do treinamento: aeróbico (irá fortalecer o sistema cardiovascular), resistência e força (irá fortalecer os músculos) e o alongamento (irá obter maior flexibilidade).
O treinamento de força são exercícios realizados contra resistências graduáveis, e são os mais eficientes para aumentar a capacidade contrátil e o volume dos músculos esqueléticos (Santarém, 1999). Muitas pessoas principalmente leigas associam o treinamento de força com a estética, ou seja, praticam esta atividade com um único intuito: a busca por um corpo perfeito, mas sabemos que este tipo de atividade vai muito, além disto, ela influi não somente na questão de saúde biológica, mas também no fator psicológico. Citamos alguns benefícios que a promoção de estímulos para qualidade de aptidão física e a melhoria do sistema osteoarticular: força, destreza, velocidade, flexibilidade, potencia, resistência anaeróbica e aeróbica, aumento da massa magra, melhoria do funcionamento do coração, correção da postura, diminuição de dores musculares localizadas, diminuição da pressão arterial, colesterol e triglicerideos e ainda aumento da auto-estima e ótimo estado de humor.
Todas as pessoas que treinam força trazem para si este benefícios e o incentivo ao movimento não é dirigido somente para os jovens e adultos, mas também aos idosos que em geral se sentem excluídos de toda atividade motora, cabe ressaltar que a atividade física não é esforço exagerado nem performance atlética, a atividade física saudável é aquela feita com prazer.
Por Josnei Franz
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário