sábado, 21 de agosto de 2010

OBESIDADE NA ESCOLA

Durante muito tempo na humanidade o ganho de peso era visto como um sinal de saúde e prosperidade. Porem, hoje o acumulo de gordura ou obesidade e considerado uma das doenças crônicas mais comuns, que afeta crianças, adolescestes e adultos, principalmente nos paises desenvolvidos(PERL e col.,1998 citado por ANDRADE, 2006).A obesidade pode ser classificada como o excessivo acumulo de gordura proveniente de um balanço positivo de energia entre a ingestão e o gasto energético.
Segundo (CORSO 2003 CITADO por CHAVES e col.,2006) no Brasil 95% dos casos de obesidade estariam relacionados á má alimentação e os 5% restantes os chamados endógenos com causas hormonais (FISBERG, 2006).um fato importante a ser observado é com á relação à classe social atingida, nos Estados Unidos o maior percentual de crianças obesas estão nas classes sociais de menor poder aquisitivo, já no Brasil as crianças mais atingidas ainda pertencentes as classes social mais privilegiada(DIETZ<1986; CYRINO e NARDO,1996;MONTEIRO). Constata-se que as crianças ficam muito em casa, dentro de seus quartos, sentadas ou deitadas na cama, jogam videogame, navegam pela internet, assistem vídeos ou estão ligadas na TV. Pesquisas têm revelado que vinte e seis por cento das crianças americanas, entre 8 e 16 anos, passam 4 ou mais horas em frente à televisão diariamente. Esses estudos procuram relacionar o hábito de ver TV com a obesidade infantil. Como observa (MEDEIROS 2003). Antigamente, se divertir significava ir procurar a turma para uma partida de futebol, empinar pipa, andar de bicicleta, patins, apostar corridas.Hoje em dia, se divertir significa ficar imóvel diante duma tela onde as únicas partes do corpo que se movimentam são os olhos e os dedos. Crianças que sofrem com a obesidade, correm um risco maior de desenvolver doenças de caráter psicológico que podem prorrogar-se ao longo de sua existência.

Como maneira de ganhar a amizade de outras crianças, elas passam a apresentar comportamentos de baixa auto-estima: passam a ser extremamente generosas, às vezes são cômicas como forma de chamar a atenção e ser bem aceitas diante dos coleguinhas. Outras vezes, porém, podem ficar meramente agressivas, isoladas, e evitam os contatos sociais, criando assim suas próprias barreiras provocando dessa maneira um distanciamento do mundo em si com seu mundo interior (LIBERMAN,1994),Portanto, para as crianças obesas que apresentarem tais distúrbios torna-se necessário que haja um estímulo dos pais, professores, para que elas não se sintam inferiores aos demais coleguinhas. É importante incluir a criança obesa em atividades ligadas ao movimento corporal e orientar aos demais colegas do seu convívio social que não façam gozações, não coloquem apelidos, pois frustrará a criança e como conseqüências futuras será um adulto complexado e cheio de problemas,(PHILIPPI E ALVARENGA,2004).


POR: Cleiton Abreu de Lima
Sugestões para leitura

FISBERG, M. e OLIVEIRA, C. L. Obesidade na infância e adolescência – Uma verdadeira epidemia. Arq.Bras.Endocrinol.Metab. Abril 2003.

WILMORE, J.H.; COSTILL, D.L. Obesidade, diabetes e atividade física. Fisiologia do esporte e do exercício, 2.ed. Barueri-SP: Manole, 2001. p. 662-691.









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