sábado, 21 de agosto de 2010

ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA

      As novas concepções da Educação Física Escolar destacam o aluno como um todo integrado. A criança é vista como um ser historicamente situado, dona de um saber que é importante para sua vida em sociedade. Ao mesmo tempo, tem capacidade crítica para situar-se no mundo, para ser por ele modificado e para transformá-la. É a partir dessa visão que se desenvolve proposta metodológica de Educação Física para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O professor de Educação Física Escolar deve através da teoria e conhecimento, aplicar sua prática sendo criativo, desenvolvendo um trabalho eficaz para o desenvolvimento global de seus alunos. Vale ressaltar a afirmação de Paulo Freire (1986). “Os estudantes e os professores só aprenderam uma única definição de rigor, a autoritária, a tradicional, que estrutura a educação mecanicamente e os desencoraja da responsabilidade de se recuarem, a si mesmo e a sua sociedade.” Portanto, no campo específico da Educação Física escolar, a Construção criativa significa o desenvolvimento da cultura corporal em seus mais variados aspectos (jogos, brincadeiras, dança, ginásticas, atividades desportivas, etc.). Daí a indispensável importância da Educação Física escolar, onde se tem a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades respeitando sempre seu nível de maturação psicológica e Física.
      “A criança não é uma miniatura de adultos, de modo que a criança não é só menor, mas também bem diferente”. Então, o professor de Educação Física é mediador, responsável de promover o desenvolvimento motor básico, fazer com que ela se integre, descubra e discuta sobre o mundo em que vive, entenda seu corpo e seus limites, melhore sua auto-estima, sua autoconfiança e, sobretudo, sua qualidade de vida. A Educação Física ensina algo que nenhum outro componente curricular da escola ensina que é o corpo humano em movimento e que dentro dos valores forma o ser humano para exercer a cidadania. “A formação humana da criança é tarefa educacional que consiste na criação de condições guiem e auxiliem em seu crescimento como um ser capaz de viver sua individualmente dentro de suas capacidades cognitivas motoras” (Vygotsky).
      A Educação Física nada mais é, a cultura do movimento corporal como define os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que está inclusa no quadro dos objetivos gerais de todo Ensino Fundamental.
      A atividade física é imprescindível para o desenvolvimento intelectual, favorecendo melhor desempenho escolar e também melhor convívio social.
      “Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que eles amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”. (Rubem Alves).
 
SUGESTÕES PARA LEITURA
 
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez; OLIVEIRA, Amauri Bássoli de; ARAVENA, César Jaime Oliva. Didática de Educação Física. A criança em movimento. Jogo, prazer e transformação. Editora FTD.

REVISTA NOVA ESCOLA. Movimento Corporal. Educação Física faz parte do plano pedagógico e deve ser valorizada. Revista Nova escola Nº 225 set. 2009.

Por SUELI DE FÁTIMA KUROVSKI

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