sábado, 14 de agosto de 2010

A FORÇA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


      O desenvolvimento é um processo contínuo que se inicia na concepção e cessa com a morte. Desenvolvimento, em seu sentido mais puro, refere-se a alteração no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo. Dogh e Sugden (1985) definiriam a desenvolvimento como “alteração adaptativa em direção à habilidade.
      A área psicomotora inclui todas as alterações físicas e fisiológicas no decorrer da vida, e o desempenho motor é o termo usado para agrupar os vários componentes da aptidão física relacionados a saúde (força, muscular, resistência aeróbica, flexibilidade das articulações e composição corporal). Este processo revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, sendo crianças, bebês, adolescentes nos aspectos de mover-se com controle e competência, em relação aos desafios efetuados no mundo em constante mudança.
      Alguns meninos pequenos (7 aos 13 anos) como fisicamente elas não desenvolvem seus músculos além do normal, por verem os mais velhos (14 aos 17 anos) querem também ter mais músculos e definições. Só que eles precisam ter paciência e à medida que crescem e passam pela puberdade, os aumentos musculares, especialmente nos homens são biologicamente plausíveis.
      Quando uma criança entra na adolescência (em torno dos 14 anos), ocorrem ganhos em tamanho muscular, tendo que avaliar o objetivo, especialmente para os rapazes e moças entre 14 e 15 anos (fase da puberdade para a adolescência) devido às diferenças típicas de amadurecimento.
      Em movimentos estáticos ou dinâmicos exige a expressão coordenação, força e equilíbrio. A força se desenvolve no indivíduo de acordo com as fases de seu desenvolvimento. De acordo com Piaget: “A criança constrói significados de seu mundo através da coordenação, experiências sensoriais com o movimento.
      A “aptidão motora” é geralmente considerada como nível de desempenho atual de um indivíduo, conforme influenciado por fatores como movimento, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e força que estabelece a ação e a realização do movimento como mecanismo fundamental das habilidades. (NAGILL, 2001).
      Vale ressaltar que a força provoca todo movimento e pode ser definida como esforço que certa massa exerce sobre a outra. Ou seja, qualquer que seja a ação de um indivíduo no movimento estático ou de locomoção, a força é a base de apoio e é intrínseco da formação humana. O estímulo exerce vários níveis de força, dependendo da frequência e da unidade motora.

SUGESTÕES PARA LEITURA

GALLAUHUE, David l; OZMUN, john c. Compreendendo o desenvolvimento motor. Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. Editora Phorte.

MARCHETTI, Paulo; Calheiros Ruy; CHARRO, Mario. Biodinâmica Aplicada. Uma abordagem para o Treinamento de Força. Editora Phorte.

WILMORE JACK, H; COSTILL, David L; KENNEY, W. Larry. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Editora Manole.


Por SUELI DE FÁTIMA KUROVSKI



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