sábado, 14 de agosto de 2010

Flexibilidade em Gestantes.

A flexibilidade como já sabemos é genética, mas podendo ser melhorada com alguns exercícios “A flexibilidade é a capacidade de apresentar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento adequada” (BARBANTI 2003).

As mulheres apresentam uma maior flexibilidade do que o homem é da capacidade genética da mulher ter maior amplitude nos movimentos. Quando a mulher esta em gestação o seu corpo produz um hormônio chamado Relaxina que como o próprio nome diz ele relaxa o corpo aumentando assim a sua capacidade de flexibilidade, também porque no período de gestação da mulher ela necessita de maior amplitude nos movimentos, pois sua barriga ira crescer e seus movimentos irão diminuir.

A Relaxina é produzida para o parto onde ela precisa de maior flexibilidade, mas com exercícios pode fortalecer e aumentar a flexibilidade desses músculos, mas sempre tomando cuidado, pois como o corpo da mulher esta em maior flexibilidade ela pode vir a sofre alguma lesão. “Exercícios feitos em ambientes fechados e úmidos requerem uma hidratação maior da mesma forma que os realizados em grandes altitudes”. (GHORAYEB e BARROS, 1999).

“A Hidroginástica para gestantes visa não só a manutenção do trabalho corporal da gestante, como também atende as que não cultivam o hábito de se exercitar, oferecendo conforto e segurança a seu corpo” (Rocha, 2001, p. 80).

Hoje é comprovado que o exercício físico de intensidade moderada aumenta a hiperplasia do crescimento plascentar, aumentando a função da placenta e melhorando assim a distribuição dos nutrientes e do oxigênio para o feto. Os exercícios devem feitos de modo moderado onde não apresente grande impacto à mulher, e devem ser diminuídos no ultimo trimestre do período de gestação, pois em exercícios físicos há uma maior necessidade de sangue nos músculos, isso pode causar algum problema ao feto, pois retira sangue de órgãos necessários para a manutenção de nutrientes e oxigênio do bebe para a realização dos exercícios.

Por isso exercícios realizados com ajuda de um profissional capacitado e treinado para passar exercícios a gestante melhora o Fitness da mulher, e melhorando assim o pós parto, e a manutenção do seu peso nesse período.


Sugestões para leitura:

Rocha, Júlio Cezar Chaves - Hidroginástica: teoria e prática Rio de Janeiro - RJ: Sprint, 2001..

Fernanda R. Lima, Natália Oliveira - Gravidez e Exercício

Por: FELIPE GABRIEL KERSCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário