sábado, 14 de agosto de 2010

A RESPIRAÇÃO E O EQUILIBRIO EMOCIONAL


      Segundo (Tribstone at al,2001), a importância da respiração regular é eficaz para um bom equilíbrio psicomotor e emocional.



      A respiração pode estar relacionada com vários fatores emocionais e comportamentais em que qualquer desajuste da mecânica respiratória normal reflete em atos posturais, assim alterando o estado emocional do individuo com relação à concentração e fixação de pensamento.



      Deve-se transformar a respiração em uma substancia mental quando a relação entre a freqüência respiratória e o estado de consciência vivenciado na longetividade já está estabelecida, segundo (yogananda at al,2005).



      A plena atenção depende de uma freqüência respiratória diminuída, estando os estados emocionais alterados (como medo, raiva, ansiedade e excitação), relacionadas com uma respiração rápida e irregular. Cessar uma respiração rápida e espontânea diminui os impulsos nervosos motores ao músculo (inclusive o cardíaco e o fluxo de pensamentos e emoções).



      Segundo( Lowen at al,2009) afirma como o prazer e a satisfação estimulam o organismo a aumentar sua atividade metabólica, que imediatamente se reflete em uma respiração mais profunda e plena.



      São os estados emocionais que determinam a condição da respiração, mas que também tais estados mentais podem ser criados ou modificados se voluntariamente trabalhássemos com seu padrão de respiração correto.

SUGESTÕES PARA LEITURA

Tribastone at al,2001 Francisco.Tratado de exercícios corretivos:aplicado a redução motora postural.

Yoganda  Paramahansa at al,2005.
 htt://www.yoganda.com.br.

Lowen.A.Bioenergética.São Paulo:Summus Editorial,1982
htt//www.centroreichiano.com.br.


Por VANESSA VIEIRA SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário