Nos dias de hoje a boa forma passou a ser uma preocupação estética para uma questão de saúde. Modificar a composição corporal que o tempo, a alimentação inadequada, o stress e o sedentarismo nos causam, é um dos objetivos pricipais de todos. A maior preocupação geralmente de homens e mulheres é a famosa “barriga”, que a idade e o sedentarismo entre outro fatores contribuem para o almento dela. (SILVA; 1995)
Observamos que raramente uma criança possue gordura na região do abdomem, nelas a gordura se deposita nos membros superiores e inferiores e com o tempo vai se modificando, entretanto na vida adulta esta situação se reverte e o acumulo de gordura acaba se localizando no abdomem. Na realidade esta é uma tendência natural do envelhecimento. (SILVA; 1995)
O Homem tende a armazenar mais gordura ao redor da cintura (obesidade andróide), já as mulheres tende a armazenar gordura ao redor do quadril e das coxas (obesidade ginóide). A gordura abdominal tem chamado atenção dos médicos e especialistas em obesidade, porque ela aumenta significativamente a chance de uma pessoa desenvolver diversos males, como o infarto, por exemplo. Diferente da gordura amarelada que existe sob a pele, a gordura abdominal é chamada de gordura marrom porque tem muitos vasos sangüíneos. (ROBERGS & ROBERTS; 2002).
Essa gordura provoca resistência à insulina, hormônio responsável pelo metabolismo da glicose, isto é, pela entrada do açúcar na célula. A resistência à insulina está associada a vários problemas, como aumento de trombos e lesão na parede dos vasos sangüíneos. (ROBERGS & ROBERTS; 2002).
Estudos mostram que muitos casos de morte prematura estão relacionados ao acúmulo de gordura na cintura. O aumento desse tipo de gordura pode levar à coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo II e níveis mais altos de ácido úrico, geralmente sem incidência de gota. Todos esses males são características do que chamamos de “síndrome plurimetabólica”. No entanto mudanças de habitos uma alimentação adequada e a prática de execícios físicos contribuem não só para um corpo bonito mais sim para uma saúde melhor. (ROBERGS & ROBERTS; 2002).
SUGESTÕES PARA LEITURA
SILVA E SILVA, OSNI, TEÓFILO. Exercícios e Saúde: Fatos e Mitos. DAUFSC,1995.
ROBERGS E ROBERTS, ROBERT, SCOTT. Principais fundamentos de Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde, PHORTE 2002.
POR: ANA CARLA S. ARTNER

Nenhum comentário:
Postar um comentário