quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ACADEMIAS AO AR LIVRE

         Com apoio da iniciativa privada e de algumas prefeituras, atualmente espalha-se pelo país academias de ginástica ao ar livre. Normalmente instaladas em parques e praças, essas academias têm atraído a atenção de muita gente - a intenção desse projeto é fazer com que a população adquira o hábito de exercitar-se, proporcionando com isso uma melhora na saúde.                     
       Essas academias são disponibilizadas a toda a comunidade gratuitamente, onde os equipamentos são desenvolvidos para ambientes abertos com o objetivo de estimular o sistema nervoso central, além de fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. Além dos equipamentos, onde,os movimentos são gerados a partir da força e do peso da própria pessoa, são colocadas placas com orientações sobre alongamentos e como utilizar cada aparelho.
        A UNIMED em parceria com as prefeituras, têm implementado o projeto de academias ao ar livre em diversas cidades brasileiras,haja vista a preocupação desta entidade com a saúde e qualidade de vida da população, o diretor presidente da Unimed de Ji-Paraná, Gilberto Domingues,afirma que “A Unimed busca levar saúde para a população e, para isso, nada melhor do que ampliar a possibilidade da prática de atividades físicas”.
             Os defensores da prática regular de exercícios esperam que essas academias ajudem a atrair pessoas que hoje são sedentárias, para que comecem a fazer exercícios diariamente. Mas, apesar do acesso facilitado à prática de atividade física, algumas regras devem ser observadas antes de suar a camisa. De acordo com o educador físico do Espaço Vida Unimed, Pablo Braga Viana, quem freqüenta a academia deve usar roupas leves, tênis adequado, ficar atento à hidratação antes, durante e depois da atividade, respeitar o próprio limite, além de fazer uma consulta com um médico para saber sua condição e possíveis limitações e procurar orientação de profissionais de Educação Física, para uma execução correta e segura dos exercícios.                                                                                                                
             Da mesma forma que a falta de exercício é ruim para o organismo, o excesso ou a prática sem orientação também pode ser prejudicial, por esta razão, o exercício físico deve ser orientado por profissionais habilitados.




Links Interessantes:

Academias ao ar livre. Disponível em: Acesso em: 16/08/2010


Academia ao ar livre, incentivo à vida saudável. Disponível em: http://rondoniadigital.com/capa/academia-ao-ar-livre-incentivo-a-vida-saudavel/ Acesso em: 16/08/2010




POR: EDNA CAROLINE LIEBL

Nenhum comentário:

Postar um comentário