A osteoporose é conhecida como doença de evolução silenciosa, onde o primeiro sinal é a própria fratura. Essa doença é mais comum em mulheres do que em homens, por motivo da mulher ter o ciclo menstrual encerrado e entrado na menopausa, quanto antes à menopausa maior será o risco de osteoporose, Isso ocorre pela perda do progesterona dos hormônios femininos nos ossos, já nós homens essa doença desenvolve com menos freqüência por apresentarem um esqueleto maior dos os das mulheres e não há uma alteração hormonal que acompanha a perda osso.
Conforme Campos (2008), a osteoporose é a afecção mais freqüente encontrada em patologia óssea. É uma doença metabólica pela densidade diminuída (unidade massa/volume) do osso, normalmente poroso e fino. Como a massa óssea é reduzida, a força mecânica do osso diminui, tornando-o mais suscetível as fraturas.
Os principais e mais indicados tratamentos e prevenção da doença é uma boa qualidade de vida, através de exercícios físicos e uma alimentação adequada, os exercícios físicos são essenciais para a prevenção da doença, onde os exercícios estimulam o aumento de cálcio nos ossos, onde a atividade física leva a hipertrofia óssea, pois estimula o aumento do conteúdo mineral dos mesmos.
Os exercícios de musculação e de ginástica localizada são indicados para a prevenção da doença, pois os mesmos contribuem para a remodelação dos ossos, ganho de massa muscular e potencia muscular, e a caminhada também pode ser uma grande aliada contra osteoporose, tudo isso ajudará para uma melhor coordenação motora, assim podendo evitar futuras quedas. Ainda neste sentido, Mosquera (2009) afirma que os exercícios físicos – principalmente as caminhadas, corridas de baixo impacto – também contribuem para a manutenção das forças musculares, que protegem os ossos.
Os exercícios físicos só trazem benefícios para a saúde do praticante, os profissionais de Educação Física devem prescrever atividades de fundamental importância que exija o máximo de cuidado onde não prejudique a saúde do individuo .
Por: William Cordeiro de Souza
Os exercícios físicos só trazem benefícios para a saúde do praticante, os profissionais de Educação Física devem prescrever atividades de fundamental importância que exija o máximo de cuidado onde não prejudique a saúde do individuo .
SUGESTÕES PARA LEITURA
CAMPOS, Mauricio de Arruda – Musculação: diabéticos, osteoporóticos, idosos, crianças, obesos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. – Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.
MOSQUERA, Carlos – Cultura Corporal. Grafiven, 2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário