Não se pode negar que a atividade física contribui diretamente na melhora da estrutura corporal das pessoas. Seria como se a atividade física não dependesse da saúde, mas sim ao contrário. Dentro disso, veremos brevemente como melhorar a qualidade de vida através da prática de atividades físicas.
Segundo Matsudo e Matsudo (2000): "os principais benefícios à saúde provenientes da prática de atividades físicas referen-se aos aspectos metabólicos e psicológicos, tão como neuromusculares e antropométricos"; nestes últimos, podemos citar que ocorre a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, densidade óssea e flexibilidade.
Na dimensão psicológica, a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto-conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, diminuição do estresse e ansiedade e diminuição do consumo de medicamentos.
Algumas entidades, como a OMS (organização mundial da saúde) afirmam que sessões de 30 minutos de atividades físicas por dia, entre 3 e 5 dias por semana são suficientes para a promoção da saúde. Paffenbarger (1993) analizou ex-alunos da Universidade de Harvard, comparando indivíduos ativos e moderadamentre ativos com indivíduos menos ativos e verificou que a expectativa de vida é maior para aqueles cujo nível de atividade física é mais elevado.
Com isso, podemos chegar a conclusão de que a prática sistemática de atividades corporais é indispensável no promoção da saúde e da qualidade de vida. Vive-se melhor com atividade física e a praticando, pratica-se a saúde, diretamente.
Sugestões para leitura:
Wellness - Seu guia de bem-estar e qualidade de vida (2007)
Qualidade de Vida (1997)
Qualidade de vida e atividade física (2004)
Por Richard Leitholdt de Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário