terça-feira, 14 de dezembro de 2010

HIPERTENSÃO

Segundo Wilmore et al (2010,p. 492) “a hipertensão é o termo médico para a pressão arterial alta, uma condição em que a pressão arterial se encontra cronicamente elevada.”
No que se refere à elevada, diz respeito aos níveis considerados desejáveis, que no caso da hipertensão, estão acima, o que deve ser levado em consideração também é a idade e tamanho da pessoa.
As principais causas da hipertensão; de acordo com Wilmore et al (2010, p. 497); são: “hereditariedade, idade avançada, obesidade, diabetes, inatividade física, estresse”, entre outros aspectos citados pelo mesmo autor. Trata-se em alguns livros, ainda, sobre as causas da Hipertensão; que em muitas vezes é de origem desconhecida.
As Indicações para controlar a Pressão Alta são de que a pessoa deve fazer repouso, uso de diuréticos, acalmar-se, ficar deitado e não ingerir água (COQUEREL, 2010). Lembrando que; o uso de diuréticos é só no caso de prescrito por um médico (para eliminar liquido do corpo), e no que se diz respeito à “acalmar a pessoa”, é por cuidar do estado emocional da mesma, o qual pode afetar também na pressão arterial.
Foss; Keteyian (2010, p. 219) diz que “o treinamento com exercícios regulares e moderados acarreta em uma redução persistente na pressão arterial.” O que nos faz concluir que a pratica de exercícios físicos, conciliados com boa alimentação e demais hábitos saudáveis gera uma diminuição da pressão arterial.
Não foi encontrado em livros sobre os sintomas de Hipertensão, porém, acredita-se que só provoca os sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão aumenta de forma exagerada. A hipertensão faz com que o coração trabalhe com maior intensidade do que o normal, e com o passar do tempo, essa tensão pode fazer com o coração se dilate e que as artérias fiquem endurecidas e menos elásticas (Wilmore et al, 2010).


Referências Bibliográficas

COQUEREL, P.R.S. Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. Universidade do Contestado. Porto União, 2010.

POLLOCK, Michael; WILMORE, Jack. Exercícios da Saúde e na Doença. 2 ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2009, p. 718

WILMORE et al. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4 ed. São Paulo, Editora Manole, 2010. p. 594

FOSS, Merle; KETEYIAN, Steven. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6 ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara e Koogan, 2010, p. 560

ACADÊMICOS: Edna Caroline Liebl e Rodrigo Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário