sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Nascimento do Agita São Paulo



Na última década o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
É conhecido um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, afetando entre 50% a 80% da população mundial (23-25). Na região metropolitana de São Paulo, um dos primeiros levantamentos no início da década de 90, sobre o nível de atividade física da população do Estado, indicou que 69,3% dos adultos não eram suficientemente ativos, fatos ainda mais verdadeiros em mulheres (80,2%) que em homens (57,3%).
Um levantamento nacional em 1997 (n=2.504) mostrou 60% de adultos como insuficientemente ativos. Essa prevalência foi maior do que qualquer outro fator de risco como diabetes (6,9%), obesidade (18%), hipertensão (22,3%) ou tabagismo (37,9%). Em 1995, o CELAFISCS começou a considerar como poderia contribuir com a promoção da atividade física.
 A alta prevalência da inatividade física na população do estado, particularmente entre grupos de baixo nível sócio-econômico e subnutridos, indicava a necessidade da promoção da atividade física. O Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. José da Silva Guedes, solicitou então que o CELAFISCS desenvolvesse um programa para todo o estado.
 O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996 para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo aumentando o nível de atividade física e o conhecimento sobre os benefícios para a saúde de um estilo de vida ativo.
O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 250 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.
A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC / ACSM de que “todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias (5) da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada”.
Objetivos

Os objetivos do Agita São Paulo têm sido promover o nível de atividade física da população e incrementar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa.


por Walter  Luis azeredo da Costa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário