O câncer é a segunda maior causa de morte nos países desenvolvidos. Embora a herança genética seja um fator de grande relevância, praticar uma atividade física regular é opção de quem esta atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e outras doenças, inclusive o câncer. “Através do exercício o organismo se defende e passa a melhor aproveitar a energia e os substratos metabólicos. Isso provoca uma reação às ações cancerígenas, em função do aumento da eficácia do sistema imunológico, reduzindo assim a quantidade disponível para a absorção pelos possíveis tumores e oferecendo maior resistência às metástases” (BACURAU & COSTA ROSA, 1997).
Estudos indicam que a continuidade das atividades físicas durante o tratamento contribui para o bem estar do paciente, além de auxiliar na redução dos efeitos colaterais da terapia e em alguns casos após a intervenção cirúrgica (PRADO, 2001).
Battaglini et al (2003)comenta que após efetuarem um estudo sobre os efeitos do exercício físico sobre o câncer, ressaltam que muitos pesquisadores sugerem o mesmo como a solução de reabilitação para a baixa energia em pacientes com câncer. Alem disso podem minimizar os efeitos da quimioterapia e facilitar a recuperação pós-tratamento desses pacientes.
A atividade física pode ajudar no retorno à independência e a capacidade funcional do paciente. Uma das seqüelas nestes casos é a perda de massa muscular e um baixo nível de energia para a realização de atividades básicas, além da autoestima. Este estrago pode ser combatido com exercícios físicos orientados e planejados, possibilitando assim um retorno as atividades do dia-a-dia.
Os benefícios desses exercícios em pessoas com câncer estão relacionados de acordo com Courneya (2001) ao aumento da força muscular e da capacidade funcional, controle de peso corporal, redução da fadiga, melhora do humor e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.
SUGESTÕES PARA LEITURA
OLIVEIRA,Ricardo Jacó de. Saúde e Atividade Física. Ed.Shape, Rio de Janeiro,RJ,2005.
SABA, Fabio. Atividade Física, Saúde e Bem- estar. 2ª Ed. Editora Phorte, São Paulo SP, 2008.
Por ROSANA BRANCO

Nenhum comentário:
Postar um comentário