sábado, 14 de agosto de 2010

Musculação para Idosos

       A transformação demográfica da população mundial, é resultado, em parte, do aumento da expectativa de vida.
       Há evidências do crescimento do número de indivíduos com idade superiora 60 anos, implicando, portanto no aumento da população de idosos.
       As pesquisas indicam que aproximadamente 10% da quantidade total de fibras musculares são perdidas por década, após os 50 anos, explicando a hipotrofia muscular ocorrida no processo de envelhecimento. Afirmam que a hipotrofia muscular - fator explicativo dos decréscimos na massa magra com o envelhecimento – está refletida tanto na queda do tamanho como no número de fibras musculares.
       Esse número é significativamente menor no homem idoso ( 70 – 73 anos ), quando comparado ao homem jovem, na faixa etária de 19 à 37 anos de idade.
       Por isso o uso da musculação para os idosos é uma forma de diminuir os declínios de força e massa muscular relacionados com a idade, o que ajuda a evitar doenças como osteoporose, artrose e diabetes, resultando assim, na melhoria da qualidade de vida.
       Pesquisas recentes têm mostrado que o treinamento de força de alta intensidade tem um profundo efeito sobre a independência funcional de idosos até acima de cem anos.
      O fortalecimento muscular resulta em melhoria da força, resistência, densidade óssea, flexibilidade, agilidade e equilíbrio, embora o aumento da força muscular pareça ser o fator mais determinante na melhora da contínua independência.
      Segundo (Kenneth H. Cooper) diz “Uma das grandes tragédias de nossa sociedade é que estamos aumentando a longevidade do homem e da mulher sem ensiná-los a reter a habilidade para operar independentemente.A média das pessoas passa aproximadamente uma década com alguma forma de incapacidade antes de morrer e, para a maior parte, deteriorações da capacidade física podem ser prevenidas, ou ao menos minimizadas, com um programa regular de treinamento de força.
      Então, com um programa de musculação bem elaborado pode trazer inúmeros benefícios para os idosos como aumento na massa muscular, hipertrofia das fibras musculares, aumento da densidade óssea e melhoria da performance tanto nas atividades da vida diária quanto nas atividades que exijam força muscular.

Sugestões para leitura:


☺ Saúde e Qualidade de Vida -Benefícios do Treinamento de Força nas Atividades da Vida Diária dos Idosos(AVDS) – Roberto Simão.
☺Revista Conexões, Campinas, v6, número especial, 2008.
☺ Musculação – Diabético – Osteoporáticos – Idosos – Crianças – Obesas – Maurício de Aruuda Campo, 4ª Edição, 2008. Ed. Sprint.

Por Taíne Pecharka Mussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário