Podemos definir Qualidade de Vida como Bem Estar, e temos parâmetros que influenciam este bem estar como hereditariedade, estilo de vida, hábitos alimentares, controle do stress, atividades física habitual, relacionamentos e comportamentos preventivos. Anteriormente vimos que o salário e aspectos materiais influenciam em nossa bem estar mais entra como fator de satisfação, realização, pois nossa vida é repleta de necessidades básicas.
Qualidade de vida não é só individual, temos também qualidade de vida da população, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é calculado pela ONU desde 1975, indicando os índices de expectativa de vida, mortalidade, morbidade e alfabetização entre outros fatores. Quando falamos de qualidade de vida estamos falando de saúde, e muitas pessoas só pensam em cuidar dela quando já estão ameaçadas por alguma doença, atividade física é uma das forma de prevenção para estes problemas.(NAHAS 2003)
A atividade física regular reduz o risco de várias condições cronicas entre adultos mais velhos, incluindo a doença coronária, a hipertensão, diabetes, desordens metabólicas bem como de diferentes estados emocionais nocivos como a depressão. Assim, um aumento do nível de atividade parece ter um potencial elevado para exercer um forte impacto positivo na diminuição da morbilidade e eventualmente da mortalidade de pessoas e da população em geral.
Sugestões para Leitura:
NAHAS V. Markus. ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
CONCEITOS E SUGESTÕES para um estilo de vida ativo – 2003
Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Disponível em: www.efdeportes.com/edf52/saude. Acesso em 20/08/2010
Por: ANA CARLA S. ARTNER

Nenhum comentário:
Postar um comentário