Segundo Alkmin; Novaes; Novaes (2006, p. 61) existem três tipos de odores como sintomas da respiração “acetônico (diabético), urina (insuficiência renal), álcool (alcoólatra)”. Tortora (2000, p. 316) nos fala que “o excesso de cetonas causa uma forma de acidose chamada de cetose, que baixa o pH sanguíneo e pode resultar em morte”.
Na prática do esporte o diagnostico de um atleta com diabetes, deve ser acompanhado por um profissional que tenha uma atenção maior. Pois, conforme Flegel (2002, p. 103) “Todos os atletas podem sofrer doenças súbitas. O exercício e a dieta podem exercer influencia na quantidade de insulina que o corpo necessita”.
A falta de insulina dificulta a célula na utilização de glicose como fonte de energia, conhecida como hipoglicemia. Esta diminui o nível de sanguíneo de glicose que estimula a secreção de adrenalina, glucagon e hormônio de crescimento humano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALKMIN, R; NOVAES, G; NOAVES, J., Guia Socorros e Urgências. Rio de Janeiro, Shape Editora, 2006, 61p.
Os sintomas visíveis da hipoglicemia, como constatam Goodman & Gilman (1996, p. 1115) são “sudorese, fome, parestesias, palpitações, tremores, e ansiedade, principalmente de origem autonômica, são, em geral, os primeiros a serem percebidos”. Umas das prescrições indicadas é a reposição de glicose através de cuidados com a alimentação regulamentada e própria de tratamento adequado e procurar não ficar muito tempo em jejum.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALKMIN, R; NOVAES, G; NOAVES, J., Guia Socorros e Urgências. Rio de Janeiro, Shape Editora, 2006, 61p.
FLEGEL, M., Primeiros Socorros no Esporte, Barueri SP, Editora Manole, 2002, 103p.
TORTORA, G.J., Corpo Humano, 4 ed. Porto Alegre RS, Artmed Editora, 2000, 316p.
GOODMAN & GILMAN, As bases Farmacológicas da Terapêutica, 9 ed., México, McGraw Hill Interamericana Editores, 1996, 1848p.
ACADÊMICOS: JOEL PEDRO NOGUEIRA JUNIOR, ROSANA BRANCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário